quinta-feira, 8 de março de 2012

Atividade da professora Sônia - 5º ano

A partir do livro e da música "Criança Não Trabalha" de Arnaldo Antunes, apresentado na lousa digital com os alunos do 5º ano, foram desenvolvidas atividades para que os alunos possam compreender os seus direitos e deveres.
As atividades foram as seguintes:
1 - Apresentar a 1ª página do livro para refletir com os alunos sobre as imagens que falam sobre o trabalho infantil.
2 - Conversar oralmente sobre as seguintes questões:
  • Por que as crianças tinham que trabalhar?
  • Por que umas crianças trabalham e outras não?
  • Cantar com as crianças a música Criança não trabalha, de Arnaldo Antunes, sendo que cada aluno recebeu uma cópia da música para colar em seu caderno.
Após a reflexão e interpretação de cada aluno, os mesmos vão comentar a atividade em casa com seus pais, e posteriormente postar no blog da escola comentário sobre o entendimento obtido. Posteriormente aos comentários, a professora Sônia fará um feedback com os alunos para avaliar se os objetivos foram alcançados.
Fotos da atividade:

professora Sônia contando sobre o livro na lousa digital



alunos atentos e interessados na história do livro
palavras e gestos, comuns na contação de história
quando o conto é interessante, os alunos prestam atenção

14 comentários:

  1. Dara Carolina Magedanz
    As crianças tinham que trabalhar para ajudar os pais e trazer um dinheirinho para ajudar em necessidades da casa. Umas crianças trabalham e outras não, porque certas crianças tem a vida que pediu pra DEUS e leva tudo na boa e outras estão trabalhando para ganhar um dinheirinho.

    ResponderExcluir
  2. Ester Lazzarotti da Motta
    As crianças tinham que trabalhar para ajudar no sustento da família. Umas crianças trabalham e outras não, porque tem crianças que os pais conseguem sustentar e tem crianças que os pais não tem condições de sustentar os filhos.

    ResponderExcluir
  3. Talison Braga
    As crianças tinham que trabalhar para ganhar dinheiro e sustentar a sua família e para comprar comida. Umas crianças trabalham e outras não para fazer um pouco de esforço.

    ResponderExcluir
  4. Simony
    As crianças tinham que trabalhar para ajudar a família. Umas crianças trabalham e outras não para ajudar a sustentar a família e outras tem boas condições de vida.

    ResponderExcluir
  5. João
    As crianças tinham que trabalhar para ajudar a sustentar a família. Umas crianças trabalham e outras não porque precisam do dinheiro para o seu sustento e as crianças que não trabalham os pais tem um emprego.

    ResponderExcluir
  6. Samara Mendes dos Santos Müller
    As crianças trabalham para poder sustentar a sua família. Umas crianças trabalham e outras não, depende dos pais quando se interessam pelos filhos eles não trabalham, mas quando eles não se interessam pelos filhos, deixam as crianças trabalharem

    ResponderExcluir
  7. Marina Farina Dal Bosco
    As crianças tem que trabalhaar para ganhar um dinheiro para comprar materiais escolares, roupas e comida. Umas crianças trabalham e outras não, porque umas tem condições de viver, os pais trabalham e outros pais não tem condições de trabalho para ganhar seu própio dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Ana Júlia Biazus
    As crianças tinham que trabalhar para ganhar algum dinheiro para comprar comida e sustentar a família. Umas crianças trabalham e outras não porque umas tem dinheiro para sustentar os filhos, outras não, tem que trabalhar para ajudar a família.

    ResponderExcluir
  9. Rachele Cristine
    As crianças tinham que trabalhar para conseguir um dinheiro para ajudar a sustentar a casa. Umas crianças trabalham e outras não, porque as crianças que não trabalham tem mais e melhores condições de viver.

    ResponderExcluir
  10. Iruan
    As crianças precisam trabalhar para ganhar dinheiro e comprar comida para ajudar a família. Umas crianças tem que trabalhar e outras não, porque tem crianças que são pobres e precisam trabalhar para ganhar dinheiro para ajudar a família e já outras são mais ricas e não precisam trabalhar.

    ResponderExcluir
  11. Eduardo
    As crianças tinham que trabalhar porque tem de ajudar a famĺia. Umas crianças trabalham e outras não trabalham porque as crianças que trabalham não tem dinheiro suficiente para viver bem.

    ResponderExcluir
  12. Graziella
    As crianças tinham que trabalhar para ajudar no sustento da família, as vezes elas eram obrigadas a trabalhar.
    Umas crianças trabalham e outras não trabalham, porque algumas crianças são pobres, os pais não conseguem trabalho e as crianças tem que trabalhar. Algumas crianças são de família rica e não precisam trabalhar.

    ResponderExcluir
  13. Mariane Tobias e Izabella Lecardelli
    As crianças trabalham porque queriam ganhar uns trocados para comprar comida, roupas etc... Umas crianças trabalham e outras não, porque umas crianças precisam de dinheiro. Trabalham para ajudar a família, mas tem criança que não precisa trabalhar, pois tem comida, roupas e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Sônia
      Muitas crianças não tem tempo de estudar e nem de brincar, porque trabalham para ajudar os pais no sustento da família. Há um grande número de crianças que trabalham mão só no Brasil, mas no mundo todo. Isso é prejudicial para a vida delas, pois são impedidas de aproveitar a infância, de frequentar a escola e de vivenciar de forma correta esta fase. Por isso, muitas vezes, chegam a vida adulta com problemas e traumas físicos e psicológicos, advindos de experiências inadequadas.

      Excluir